top of page

NUPRA

Núcleo de Pesquisa de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia

equipe

O Núcleo de Pesquisa de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia – NUPRA, tem por objetivo promover a formação, a troca de conhecimento e o intercâmbio de metodologias e experiências relacionadas às práticas acadêmicas de estudantes da UFPR com o intuito do fortalecimento de ações afirmativas, tais como: o incentivo a participação de estudantes afrodescendentes em ciência e tecnologia, de alunos oriundos de escolas públicas, de estudantes autodeclarados, e toda a comunidade acadêmica que tenha interesse em participar. A ideia central do núcleo é manter um debate e discussão acerca das relações raciais em sua mais ampla transversalidade. O projeto se mostra um desafio não apenas para os alunos e alunas Negras envolvidas nessa construção, mas também para toda a UFPR e demais instituições de ensino superior, grupos de movimentos sociais, pessoas autônomas e do poder público que se pretende atingir. O conjunto de políticas públicas afirmativas de promoção de equidade no Brasil preveem ações em diversas áreas dos três poderes, bem como da administração pública. Dentro da estrutura burocrática da administração pública é estabelecido como passos a serem seguidos para o empenho de uma política pública social, as seguintes metas: a caracterização de uma realidade, o levantamento dos dados envolvidos e a elaboração de uma metodologia de ação com o fito de transformação da legislação existente. Os movimentos sociais têm encontrado inúmeras dificuldades para transpor algumas dessas barreiras legislativas. Isso tem decorrido, basicamente, devido ao desconhecimento das informações e dos meios de acesso a informação documental.

Nesta fase, uma pergunta faz-se necessária, a saber: atualmente, qual é a dificuldade para superar os problemas, a exclusão, o epistemicídio e as demais ferramentas do racismo institucional?

 Se desejamos uma sociedade mais justa e igualitária, está ainda é a principal questão a ser respondida. Para tal, faz-se importante o desenvolvimento de uma nova perspectiva da caracterização da realidade, em que, dentro das universidades já é perceptível uma maior quantidade de acadêmicos Negros e Negras produzindo conhecimento. Contudo necessitamos, de mais avanços nesta direção.

 Dessa forma, temos como objetivo inicial, trabalhar os seguintes temas:

 * Contribuições do continente africano para o desenvolvimento tecnológico no mundo;

* Contribuições da população negra da diáspora africana para o desenvolvimento tecnológico no mundo;

* Contribuições da população negra brasileira para o desenvolvimento tecnológico;

*A permanência universitária dos estudantes cotistas raciais, oriundos de escola pública, com transversalidade de gênero e identidade de gênero;

* O processo de ingresso de estudantes negros no ensino superior e na pós- graduação;

* Atividades formativas voltada a comunidade externa: Ciclos de estudos;

Esses temas se mostram relevantes quando se trata do processo histórico de inserção da população Negra em nosso país e da construção de identidade coletiva e individual de todas as pessoas Negras e de outras dinâmicas sociais ainda não aceitas pela sociedade.

NÓS

bottom of page